Artigos

Tarot

É composto pelas cartas do baralho de jogar (56 cartas – arcanos menores), adicionado de 22 cartas especiais (0 a 21) que são os arcanos maiores, representados por figuras arquetípicas , ou de compreensão universal, em qualquer cultura ou tempo (Sol, Lua, Estrela, O Carro, a Torre, o Mago, O Imperador, O Bobo, a Imperatriz, etc.), que representam ciclos ou processos na vida. São como pontes para portais de opções mais sábias e felizes.
Seu funcionamento é por sincronicidade, revelando momentos e fatos conscientes ou inconscientes, permitindo maior percepção, ampliação de consciência e possibilidade de escolha entre as possibilidades, já que conhecer o futuro permite alterá-lo e buscar soluções mais luminosas.
Existem vários tipos de tiragem, sobre um espaço consagrado e especialmente protegido de influências ou dimensões negativas, e cada uma permite a visualização de um nível ou dimensão das questões abordadas, formando quadros de uma história de escolhas possíveis na vida do consulente.

 

Baralho Cigano

Em meados do século XV os ciganos começaram a instalar seus acampamentos pelo centro-oeste da Europa, até então eram nômades e tinham a habilidade de ler a sorte nas mãos dos consulentes, por não necessitar de instrumentos especiais e nem providências complicadas, já que tinham que carregar poucos pertences nas mudanças constantes. Mas a partir do contato com os nobres e ricos, franceses e italianos, associaram seu nome às cartas de jogar. À medida que se desenvolveram técnicas de impressão dos baralhos, os jogos de cartas se tornaram mais acessíveis para ler a sorte, por serem pequenas e de simples manuseio.
Antes dessa época não foram encontrados baralhos ciganos antigos ou exemplares históricos. As tiragens feitas atualmente utilizam as 36 cartas do baralho Petit Lenormand, que a cartomante francesa Madame Lenormand mandou copiar de um jogo de lazer alemão (J.K.Hetchel, 1771/99).
Nas últimas décadas do século XX foram criados baralhos intitulados ciganos, diferentes entre si, na Rússia, nos Estados Unidos e no Brasil, que são adaptações do Lenormand inicial, mas como qualquer outra coisa material, podem ser utilizados para as associações e sincronicidades das leituras de possibilidades da escolha de caminhos possíveis.
BÚZIOS: Sua origem é Turca e penetrou na África junto com a invasão dos turcos. No início eram destinados apenas aos homens para consultar o futuro, mas depois foi adotado pelas mulheres.
O búzio é uma concha de praia utilizada como objeto de adorno nas roupas dos orixás (deuses da natureza), formando desenhos em colares chamados de fios de contas. São usados como objeto de comunicação com os Orixás, através de um jogo. Existem muitos métodos de jogo, mas o mais usado é um conjunto de 16 conchinhas sobre uma mesa previamente preparada. O búzio tem uma abertura natural e uma parte ovalada e a maioria dos jogos são feitos com os búzios cortados, de onde é tirada a parte ovalada do mesmo, mostrando uma parte aberta e a outra fechada.
O olhador (adivinho) decora um código, que é como uma linguagem binária de computador, isto é, a combinação de abertos + fechados, para cada lance mostra um significado. A combinação é feita pelo Babalorixá , passando o conhecimento aos seus filhos de santo, sendo a interpretação do cenário particular para cada casa. Também existe o método em que é dado um significado para cada búzio e o maior é atribuído à qualidade de Oxalá (pai dos deuses). O bico do búzio maior vai verificar quais os búzios que caíram em sua direção e são esses que falam de acordo com sua característica. Os que caíram atrás, falam pelo passado.
Além dos búzios também podem ser consultados outros objetos para a consulta dos Orixás: cebolas (alobaça), sementes, atarê (pimenta da costa), ossos, vísceras, etc. Podem ser jogados numa mesa com apenas uma toalha branca, ou num círculo formado por fios de contas com vários objetos representativos dos Orixás, ou numa peneira contendo objetos e fios de contas.

 

As Runas Futhark

Futhark é o nome das seis primeiras letras ou glifos do alfabeto rúnico, que são símbolos mágicos e proféticos, as Runas fazem parte da tradição cultural dos vikings. Segundo o mito, estas pequenas peças foram encontradas pelo deus Odin, que as divulgou entre seu povo como símbolos de sabedoria e do conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens. Os deuses moravam no Asgard, no centro do mundo e lá crescia o Yggdrasil, a árvore do Mundo que servia de comunicação entre a terra e o paraíso. Nesta árvore o deus Odin conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria das Runas. Seu sacrifício de ficar pendurado ferido por 9 noites balançando na árvore é a criação desse alfabeto que não era um idioma falado. As letras possuíam sons e nomes significativos que eram usados como talismã, ritos de fertilidade e nas adivinhações.
Cada signo alfabético (glifo) foi acrescido de um determinado valor simbólico e runa significa mistério ou coisa secreta. Cada letra rúnica tornou-se depositária de intuições enriquecidas de acordo com o talento do praticante – o runemal. Desde o início as runas serviram para a adivinhação e para evocar as forças supremas que podiam influir na vida e no destino dos povos, afetando todos os aspectos da vida, desde o mais sagrado até o mais prático.
Havia runas para as invocações para influenciar o clima, as mares, as colheitas e o amor; para curar, enfeitiçar, anular feitiços, proteger os nascimentos e livrar da morte. Seu poder mágico era gravado em amuletos, taças, espadas, assim como na proa dos navios e nos batentes das casas.
Os xamãs, Mestres e Mestras das Runas, usavam vestimentas que os distinguiam. Eram honrados e bem-vindos, além de temidos. Para esses povos, a terra e todas as coisas que nela habitavam tem vida. Por isso, os símbolos rúnicos eram gravados em madeira, metal ou couro, acreditando-se que fossem objetos vivificados. Elas eram tingidas com um pigmento e até sangue para aumentar a força do feitiço. As Runas mais comuns eram pedrinhas chatas e lisas, com glifos pintados de um dos lados. O mestre sacudia a sua bolsa e espalhava as pedrinhas no chão; as que caíam com a inscrição voltada para cima eram interpretadas.

 

I-Ching

 

Sua origem veio da China, derivada de uma técnica de adivinhação de uma época pré-histórica, de mais de 5.000 anos antes de Cristo, podendo se considerar o oráculo mais antigo de todos. Oito trigramas (linhas) representam o fundamento do sistema, dos quais derivam 64 hexagramas (figuras compostas por linhas inteiras e partidas).
A consulta do oráculo era feita com ramos de uma árvore especial, mas atualmente foram criadas cartas com as figuras reunidas por Ching Wen num livro, durante sua prisão. Este livro foi transformado numa das melhores obras de filosofia e sabedoria. Mostra que nada é permanente, tudo muda e se transforma em ciclos. Há tempo de plantar, tempo de aguardar, tempo de refletir, tempo de se alegrar, tempo de colher, etc.
Astrologia
As vibrações de cada planeta no mapa natal apresentam energias específicas e tendências de comportamento, aparência, e desenvolvimento. Cada signo é regido por um planeta específico, que traz benefícios e desafios para a evolução do indivíduo. Também há o signo ascendente (subindo no horizonte no momento de nascimento) que contribui para características físicas e de personalidade, além da posição e ângulo que os planetas formam entre sí, reverberando como maré de energia . Os planetas se movem continuamente, portanto tudo muda o tempo todo e pode ser transmutado.

O que pensam e o verbo dos que possuem Sol em:

. Áries: Quem não arrisca não petisca. Primeiro EU!
. Touro: Mais vale um pássaro na mão… Eu Tenho!
. Gêmeos: Conversando a gente se entende. Eu Relaciono.
. Câncer: Quem casa quer casa. Eu Sinto.
. Leão: Querer é poder. Eu Posso.
. Virgem: Muito ajuda quem não atrapalha. Eu Produzo.
. Libra: Quando um não quer dois não brigam. Eu Considero.
. Escorpião: Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Eu Aprofundo.
. Sagitário: A esperança é a última que morre. Eu Busco.
. Capricórnio: Quem não sabe obedecer não sabe mandar. Eu Concretizo.
. Aquário: O pior cego é o que não quer ver. Eu Liberto.
. Peixes: O que não tem remédio remediado está. Eu Creio.

Sentimentos dos que tem a LUA em:

. Áries: Posso prometer ser franco/a, mas não posso prometer ser imparcial.
. Touro: É melhor ter uma renda permanente do que ser atraente.
. Gêmeos: Penso, logo existo”
. Câncer : A ostra mais velha piscou o olho e balançou a cabeça – querendo dizer que só desejava ficar em sua concha (Alice no país das maravilhas)
. Leão : Gente é brilhar, não pra morrer de fome.
. Escorpião: Aquilo que não me destruir, me tornará mais forte.
. Sagitário: Suba alto, suba além. O céu e as estrelas são o limite.
. Capricórnio: Queria ser como aquela árvore. Morrer no topo.
. Aquário: Uma voz nos manda sair da rota repetidas vezes, deixar tudo para trás, mudar de direções.
. Peixes: Minhas emoções florescem em mim como uma revelação divina.

Energia simbólica de cada planeta:

- Mercúrio: adaptação, capacidade de diálogo e verbalização das próprias ideias corretamente, o intelecto e o desenvolvimento do senso crítica. Governa a capacidade de raciocínio e de aprofundar a cultura por meio do estudo e da experiência; os cálculos matemáticos e as funções da escrita, interpretação e tradução.
- Venus : governa o amor em todas as suas variantes – desde um profundo entendimento de caráter psicológica até a mais forte das atrações sexuais – os sentimentos de amizade, a beleza e sua expressão nas artes, o “eterno feminino”, os pequenos prazeres da vida cotidiana, todos os comportamento e estados emocionais relacionados ao fascínio, à sedução, à beleza, harmonia, de ritmo, de ternura e cuidados com a aparência, bom gosto no vestir-se, etc.
- Marte: a energia, o movimento dinâmico, a força incontrolável do fogo – tanto no aspecto purificador e criador como no aspecto violento e destruidor. Todos os instintos do ser humano: o de sobrevivência, de competição e o de reprodução. Tem analogia com a caça, os esportes, as armas, objetos pontudos e rege as profissões que cortam e separam (cirurgião, açougueiro, soldado).
- Saturno: solidez e consistência, tudo que deve durar no tempo. O sábio Cronos que traz desafios para a evolução, o progresso, o amadurecimento, o aperfeiçoamento, a perseverança, a capacidade de organização, o senso do dever, à prudência e discrição.
- Urano: progresso, tecnologia, descoberta da ciência contemporânea, da física quântica e seus conceitos de mar de energia e unificação dos conceitos antigos e modernos, dos multiversos.
- Netuno: possui ação anestesiante: dá esperanças (às vezes ilusórias) e cria todos os tipos de sonhos e miragens que acalmam a consciência, possibilitando uma evasão da realidade, um momento de alegria.
- Plutão: propicia o desenvolvimento dos potenciais, dá bons conselhos, acolhe, reúne os povos e fertiliza a terra da alma. Transmutação e renovação.
Obs. As casas astrológicas são as áreas da vida.

As melhores combinações (sinastrias) são os signos do mesmo elemento , tanto para relacionamentos afetivos como para sociedades e amizades, têm a tendência de se harmonizarem entre sí.

Signos de Ar: Aquário, Gêmeos e Libra
Signos de Água: Peixes, Câncer e Escorpião
Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Signos de Terra: Touro, Leão e Virgem.
Signo Ascendente

 

CURIOSIDADES SOBRE O SIGNO ASCENDENTE:

Como descobrir o Ascendente se você não tem certeza do horário de nascimento?
O signo Ascendente (ASC) é a Constelação astral que se eleva no horizonte na hora do nascimento. Representa o ponto sensível mais importante do mapa zodiacal e está relacionado com o aspecto físico, com o temperamento e o comportamento. Descreve o início da pessoa no mundo, pois o momento do nascimento é a primeira afirmação do ser, o começo da atividade e todos os inícios. Por isso podemos perceber características diferentes para pessoas do mesmo signo solar. É a fachada que se apresenta ao mundo e indica como alguém se mantém a salvo.
O mais impressionante é o fato de ser possível descobrir o Ascendente observando as características físicas:
ÁRIES : Constituição física muito forte, movimentos rígidos e impulsivos (desajeitada). Sua tendência a tropeçar nas coisas é a característica de passar por tudo em seu caminho de qualquer maneira. Boa saúde.
TOURO : Olhos arredondados e franjados, assim como o contorno do couro cabeludo que forma uma crista na frente, o pescoço tende a ser grosso e a pessoa possui robustez e encanto sensual, desde pequena.
GÊMEOS : Camaleões na aparência, mudando radicalmente, quando lhes convém. Tem olhos brilhantes e bem expressivos. De estatura média para alta, magros ou falsos gordos, musculados e longilíneos.
CÂNCER: Tende a engordar com facilidade. O rosto com formato arredondado, embora com fortes maxilares, com aquela expressão de lua cheia. Saúde frágil, necessitando de cuidados permanentes.
LEÃO: Possui uma vasta e imponente cabeleira emoldurando seu rosto como uma juba e tem rosto de leão. Prefere combinações dramáticas de cores e roupas para atrair a atenção. Boa saúde.
VIRGEM: Olhar sério e muito observador, porte médio e elegante, mas detesta ser notado/a, por isso se comporta com muita discrição.
LIBRA: Sua aparência é harmoniosa, estatura alta, membros longos, sorriso encantador, rosto ovalado, transmite calma, simpatia, simplicidade e charme. Boa saúde.
ESCORPIÃO: Fisicamente resistente e ombros largos, olhos penetrantes (é difícil encará-lo), lábios sensuais, cabelo grosso. Sua aparência carismática transmite uma impressão de secretismo, seriedade e poder ao mesmo tempo. Pode ter uma expressão absorta, intensa ou parecer quase inocente.
SAGITÁRIO: pessoas altas ou muito altas e tornam-se robustas à medida que envelhecem. Irradiam energia e charme. Não são particularmente atléticas, mas tem sempre aparência jovial e muita vivacidade. Boa saúde.
CAPRICÓRNIO: Têm ossos finos e corpo esguio, parecendo esculpidos a cinzel. Profundos olhos sérios dando a impressão de solidez, determinação e maturidade. Aparentam ser pessoas sábias. Podem ter cabelos grisalhos ainda jovem. Saúde frágil, necessitando de cuidados permanentes.
AQUÁRIO: Pessoas magras e de estatura alta, cabelo escuro e grosso. Expressão facial agradável com tom de seriedade. Olhos irrequietos parecendo estar à procura de algo inesperado ou incomum. Sua aparência tem um toque de originalidade ou excentricidade, e são sempre surpreendentes.
PEIXES: Frequentemente tem estatura baixa e peso acima do médio. Olhos grandes sonhadores, olhar abstrato, dando quase a impressão de um halo em redor da sua cabeça. Atraentes, chegando a ser hipnóticos. Sua aparência dá a impressão de calma e benevolência. Na realidade sua aparência é nebulosa e impossível de classificar e assim poderão ser reconhecidos como indescritíveis. Saúde frágil, necessitando de cuidados permanentes.

 

Numerologia

Os nomes e datas de nascimento são alfabetos energéticos e vibratórios que circundam aqueles que os portam. É um oráculo antigo datando da época de Pitágoras (Grécia) e da Cabala (sistema de chaves de portais dimensionais).
Para cada letra do nome há um número correspondente e analisando-se as vogais separadamente, as consoantes, o número total do nome, a ausência de certos números, etc. chega-se a um mapa dos dons, personalidade, aspirações, tendências, reações e desafios que cada pessoa recebe ao nascer.
Também pode aplicar-se antes do nascimento, para escolher um nome que oferte maior habilidades inatas, acrescentando-se letras para se atingir um equilíbrio das energias energias , beneficiando o novo ser que trará ao mundo uma elevação de vibrações positivas.
Para empresas, pode-se fazer uma análise de ciclos e movimento de negócios, e expansão, energia dos sócios e colaboradores, assim como analisar futuros funcionários e seus potenciais.

 

As Deusas Em Nossas Vidas

 

As deusas são as forças femininas vivas em nós.
Quanto mais uma mulher souber sobre suas deusas dominantes, mais centrada ela se tornará, tendo o perfeito domínio sobre seus instintos, habilidades e possibilidades de encontrar um significado especial através das escolhas que fará.
Praticamente todas as grandes tradições da antiguidade continham o conceito de que existe um grande organismo (consciência, Gaia) feminino regendo a vida da Terra. Todos os cultos da fertilidade e do renascimento da natureza, da vegetação, na primavera, eram voltados para esse arquétipo universalizado que doa sem limites e sustenta a vida, regulando e alimentando todos os processos vitais do planeta.
Para uma vida equilibrada, não podemos ser completamente tomadas por uma só deusa. É preciso haver harmonia entre elas, pois nenhuma é completa em si e cada uma sabe de algo que a outra desconhece.
Ao estimularmos a interação das influências das deusas em nossa vida iremos estimular enormes energias capazes de criar oportunidades de mudanças evolutivas constantes.

CARACTERÍSTICAS DA MULHER REGIDA POR:

DEMÉTER/ CERES: Material e Nutridora
Meiga e simpática, rodeada e de crianças, senhora do lar casa, abnegada, com reservas inesgotáveis de energia. Seu amor é delicado, nutritivo, carinhoso e generoso, incondicional. Sua energia é voltada para o sustento e proteção da família, dos ciclos da natureza. Seu corpo é um receptáculo sagrado e seu estilo de amar é mais introvertido. Seu companheiro deve ser um pai-terra confiável e forte, capaz de prover.

AFRODITE/ VÊNUS: Feminina, Artista e Sedutora
Seu objetivo é o relacionamento, o amor, sedução, beleza e carisma. É muito vaidosa e é a musa inspiradora das artes, poesia, música, artes cênicas. Seu interesse é em tudo que envolve: moda, arquitetura, cosméticos, trabalhos que agradam aos olhos e sentidos. Busca erotismo e ternura na intimidade. Sua energia é transmutada com a maturidade: a Afrodite Urânia é inspiradora dos amores carnais, enquanto que a Afrodite Celeste inspira o amor incondicional e espiritual.

PERSÉFONE-KORÉ : Sábia e Espiritualista
Reservada, intuitiva, misteriosa, espirituosa e encantadora. Modesta, discreta e simpática. Gosta de refletir e de comungar com o mundo invisível. Sua responsabilidade é a lealdade. É atraída pela espiritualidade, esoterismo e parapsicologia. Envolvida com a cura mental ou emocional. Nunca se deixa dominar por seu par masculino.
HERA/ JUNO: Tradicional e Poderosa
Seu principal objetivo é proteger o casamento, as tradições, a Terra , e a fidelidade conjugal. Ciumenta, possessiva e agressiva quando a estrutura da família é ameaçada. Muito vaidosa, orgulhosa e obstinada.

PALAS-ATENA/ MINERVA: Independente e Guerreira da Paz
Extrovertida, empreendedora, perspicaz, apaziguadora e encontra nos conflitos sempre algo vantajoso. Gosta de competitividade e rege tudo que se relaciona com a vida urbana, a tecnologia, a ciência, educação, vida intelectual e evolução na carreira. Relaciona-se com companheiros de armas, para compartilhar ideais, metas profissionais e lutas. Não faz chantagem emocional, mantém a cabeça fria numa situação emocional e não recorre à sedução. Luta contra a injustiça e o sofrimento, sempre pronta a agir, enfrentando qualquer pessoa ou situação.
É o aspecto criativo para a fecundidade intelectual, filosofia inventividade, conselhos racionais e artes. Esconde a feminilidade sob uma couraça protetora.
Muito controladora, chegando a intimidar o sexo oposto.

ÁRTEMIS/ DIANA: Atleta e Natural
Gosta de atividades físicas e ao ar livre, possui energia indomável. Precisa de certa independência para trabalhar e se isolar das multidões. Prefere homens reservados e modestos, companheiros de trabalho e participante nas coisas práticas. Geralmente não se conforma com os estilos de vida de mãe, esposa ou profissional. Recupera suas energias em contato com os ciclos da natureza, na atividade silenciosa dos animais, no balanço do mar ou do vento nas folhas, até mesmo em contato com o deserto ou das montanhas.
HÉSTIA ou VESTA: Cuidadora e Mantenedora
Pessoa serena, dedicada manter e aconchegar os famíliares, fomentando a paz e harmonia que deve reinar nos lares. Mediadora e protetora, coloca o bem estar e felicidade do próximo acima das suas vontades pessoais . Possui pureza de caráter e simplicidade. Nunca abandona aqueles que dela necessitam.

 

Anjos

A OBRA DOS ANJOS

Os anjos são mensageiros e ministros de Deus. São enviados para nós com missão de  assegurar nossa segurança e para que não nos desviemos do plano do Criador. Como dispomos de livre-arbítrio e individualidade, temos que conversar com eles voluntariamente e pedir ajuda e soluções para nossa vida. Eles atuam por nós, mas não decidem por nós.

Quando permanecemos em contato com nosso Anjo pessoal, que nos acompanha desde o momento do nascimento, , conversando, nos mantemos conectados com nossa intuição (conhecimento da verdade)  e com nossa Centelha Divina.  Ele está diretamente ligado a toda uma hierarquia, cujas primeiras cinco ordens ou coros estão a serviço da humanidade.

A hierarquia angélica se compõe da primeira ordem : Anjos, Arcanjos e Principados (a serviço da salvação pela graça de Deus). Da segunda ordem: Potestades, Virtudes e Dominações (cumprem a vontade de Deus nos coros inferiores). E a terceira ordem: Tronos, Querubins e Serafins, que são os seres celestiais mais conectados com a Onda primordial.

Os Arcanjos tem correspondência analógica com diversos aspectos da Cultura e simbologia humana:

 MIGUEL (Luz de Deus): domingo, amarelo, sol, juventude, fogo, caridade, Luz.

 GABRIEL (Mensageiro de Deus): 2ª.feira, prata, Lua, infância, água, fé, Esperança.

 SAMAEL (Justiça de Deus): 3ª. Feira, vermelho, marte, préadolescência, fogo, pureza, Transformação.

 RAFAEL (Cura de Deus): 4ª.feira, lilás, mercúrio, 2 a 14 anos, água e terra, temperança, Civilizador.

 ZADQUIEL (Piedade de Deus): 5ª.feira, azul celeste, júpter, maturidade, ar, compaixão, Regência.

ANAEL (Amor de Deus): 6ª.feira, verde, vênus, adolescência, ar e água, esperança, Amor.

ORIFIEL (Contemplação de Deus): sábado, marrom, saturno, velhice, terra, prudência, Solicitude.

A sua participação consiste em chamar teu Anjo ou Arcanjo, conforme o objetivo e  agradecer como se tudo já estivesse solucionado.